quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

10 Factos de Gil Vicente


1- Gil Vicente inicia a sua carreira de dramaturgo por volta de 1502, compondo o "Monólogo do Vaqueiro" e termina-a em 1536, com a sua última obra: "Floresta de Enganos".
2- No decurso da sua vida e obra é confrontado com duas épocas relativamente antagónicas, vivendo precisamente no período de transição da Idade Média para o Renascimento.
3- Gil Vicente assiste, assim, ao dealbar deste movimento de renovação cultural, que vai ter por base a cultura clássica (greco-latina), e não lhe fica alheio: é influenciado por ele, como denotam algumas das suas obras, nas quais se serviu da mitologia pagã, criticou a sociedade do seu tempo e ridicularizou a crendice, a bruxaria e a astrologia
4- Gil Vicente viveu também num período em que a igreja sofreu profundas transformações
5- Gil Vicente assistiu a todos estes acontecimentos e, carregado do espírito crítico renascentista, assumiu uma postura crítica e interventiva, defendendo uma reforma radical da igreja e apoiando os Judeus e Cristãos Novos que nessa época foram violentamente reprimidos pela igreja.

6- Não obstante Gil Vicente ter assistido a este movimento de renovação cultural e ter sido em grande parte por ele influenciado, continuou a apresentar nas suas obras algumas características da Idade Média.

7- Assim, continuou a usar uma estrutura alegórica medieval, o verso de medida velha e uma linguagem arcaica. Para além disso, insere cantares populares e referências à religião nas suas obras.

8 - Gil Vicente pode, então, ser considerado como um elo de ligação entre duas épocas, estando ligado, ao mesmo tempo, à Idade Média e ao Renascimento.

9 - Gil vicente nasceu no ano 1465.

10 - Em 1531, em carta ao rei, Gil Vicente defendeu os cristãos-novos, a quem tinha sido atribuída a responsabilidade pelo terremoto de Santarém.  

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TPC "Ontem acordei num corpo de um animal"


Ontem acordei no corpo de um tigre, eu estava assustado olhei para um espelho no meu quarto e eu tinha dentes de um predador, os meus olhos eram de cor verde e o meu pele de cor amarelo e castanho, de repente a minha mãe gritou: Vítor ! E eu assustado de ir á cozinha onde a minha mãe estava a preparar o pequeno almoço numa segunda-feira, cheguei á cozinha e a minha mãe voltou-se para trás a olhar para mim com uns olhos de lágrima e de susto e a minha mãe desmaiou.
Eu chamei o meu pai para vir ajudar a minha mãe, o meu pai chegou á cozinha e viu a minha mãe deitada no chão e ao lado eu preocupado. O meu pai chegou ao pé de mim agarrou numa faca e eu comecei a fugir fora da casa, eu estava triste e a chorar e eu apercebi que eu estava numa cidade com muitas pessoas na rua, todas as pessoas na rua estavam assustados e estavam a gritar: Tigre !
As pessoas com armas começaram a correr atrás mim e eu comecei a fugir, encontrei um prédio e escondi-me atrás do prédio e de repente transformei em humano e fiquei contente, fui para casa ver a minha mãe e ela já estava muito melhor.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Trabalho de casa

Apanhei o autocarro errado saí numa cidade que não conheço, a cidade estava cheio de edificios altos e eu estava perdido, eu estava com fome e decide em encontrar um café ou um restaurante, encontrei um restaurante e comi lá no restaurante um "Bitoque com ovo", quando o comer chegou o ovo estava mal cozinhada e havia um cabelo em cima do ovo, e eu pensei. Que nujento, falei com o dono do restaurante e expliquei que o meu ovo estava mal feita e que tinha um cabelo, o dono estava furioso e guerriou com a cozinheira que cozinhou o ovo, que era a mãe do dono, quando apercebi que a mãe do dono estava a trabalhar pelo filho, fartei-me de rir, depois de ter comido e falado com o dono decidi em apanhar um autocarro para casa, apanhei o autocarro e fui para casa.





segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sala de aula

A sala 2 da escola de Colos tem as paredes de cor azul, tem mais de 20 cadeiras, a sala tem um projector e o quadro é branco

A sala da escola de Colos, tem as paredes todas cheias de teias de aranha, as cadeiras são duras e a sala tem uma temperatura muito baixa.

A sala 2 da escola de Colos, tem as paredes todas bonitas da cor do mar e tem um projector que é um espectáculo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"O Rapaz Do Pijama Às Riscas" de John Boyne

O Rapaz Do Pijama Às Riscas
 
Certa tarde, quando Bruno chegou a casa depois da escola, ficou surpreendido ao ver Maria, a criada da família que andava sempre de cabeça baixa e nunca levantava os olhos do chão, no seu quarto, a esvaziar-lhe o roupeiro e a arrumar tudo em quatro grandes caixotes de madeira, até mesmo aquelas coisas que eu tinha escondido no fundo do roupeiro e que eram dele e só dele e não diziam respeito a mais ninguém.
- O que estás a fazer? - Perguntou o Bruno no tom mais educado que conseguiu arranjar, pois apesar de não estar contente por chegar a casa e encontrar alguém a mexer nas suas coisas, a mãe sempre lhe ensinara a tratar Maria com respeito e a não se limitar a imitar o modo como o pai falava com ela. - Pára de mexer nas minhas coisas.